NOVO MANUAL DA ANAC
NOVO MANUAL DE SEGURANÇA DE VÔO
1. Aeronaves terrestres devem ser mantidas essencialmente no seu
ambiente natural, isto é, no solo (princípio ecológico)
2. Planadores são perigosíssimos porque não emitem ruído e são
difíceis de se ver. Devem, tanto quanto possível, serem mantidos no
solo, a bem da segurança de vôo.
3. Aeronaves motorizadas de pequeno porte fazem barulho demais e
induzem os tripulantes ao cansaço e à falta de concentração, o que
prejudica a segurança de vôo. Assim, seus motores nunca devem ser
acionados.
4. Aeronaves monoplaces devem ser proibidas de voar, uma vez que é
impossível realizar vôos duplo-comando de adaptação, fundamentais à
manutenção da segurança.
5. A segurança também dita que aviões leves monomotores, por não terem
a possibilidade de se manter em vôo após a provável falha de um motor,devem permanecer no solo.
6. Considerando que bimotores leves têm duas vezes mais probabilidade
de experimentar falhas nos motores do que os monomotores, também estes
devem ser interditados.
7. Pilotos destros não devem voar pela dificuldade natural que exibem
em manipular controles com a mão esquerda (ex.: manetes de potência).
8. Pilotos canhotos também devem ser desencorajados a voar por terem,
em geral, maiores dificuldades de manipular controles com a mão
direita.
9. Para maior segurança e preservação da frota, as aeronaves dos
aeroclubes devem ser mantidas cuidadosamente trancadas em hangares
seguros e protegidas das vistas do público, para não estimular o
indevido desejo de voar.
10. Os aeroclubes devem encorajar seus pilotos a usarem macacões e
botas de vôo, relógios complicados, óculo s escuros e toda sorte de
parafernália à super-herói e, sobretudo, a permanecerem exclusivamente
dentro das instal ações do clube, onde poderão encetar inteligentes
diálogos sobre a importância da segurança de vôo e os sérios perigos
inerentes à atividade aérea.
11. A água é muito mais densa que o ar. Em consequência, o empuxo
hidrostático é muito maior que o aerostático. Deduz-se então que todos
os hidroaviões devem ser mantidos o maior tempo possível na água, onde
estão mais seguros do que no ar. Alternativamente eles podem ficar
permanentemente em terra, o que é ainda mais seguro.
12. Adicionalmente não se deve perder de vista que, se o motor de um
carro pára, o carro também pára, o que em geral é seguro. No entanto,
se o motor de um avião pára, ele pode não parar, e isto compromete
radicalmente a segurança.
13. O desejo de voar, em alguns casos, implica em uma necessidade
irracional de auto-afirmação, o que pode resultar em manobras
exibicionistas e graves acidentes. Por causa disto, é recomendável que
todos aqueles que desejem voar sejam, no mínimo, desencorajados a
isto, tão mais fortemente quanto maior for sua vontade de voar.
14.A criação de complicadas e abundantes barreiras burocráticas tem se
mostrado um eficiente meio de preservar a segurança de vôo pela
minimização das horas voadas e, consequentemente, do risco.
em geral, maiores dificuldades de manipular controles com a mão
direita.
9. Para maior segurança e preservação da frota, as aeronaves dos
aeroclubes devem ser mantidas cuidadosamente trancadas em hangares
seguros e protegidas das vistas do público, para não estimular o
indevido desejo de voar.
10. Os aeroclubes devem encorajar seus pilotos a usarem macacões e
botas de vôo, relógios complicados, óculo s escuros e toda sorte de
parafernália à super-herói e, sobretudo, a permanecerem exclusivamente
dentro das instal ações do clube, onde poderão encetar inteligentes
diálogos sobre a importância da segurança de vôo e os sérios perigos
inerentes à atividade aérea.
11. A água é muito mais densa que o ar. Em consequência, o empuxo
hidrostático é muito maior que o aerostático. Deduz-se então que todos
os hidroaviões devem ser mantidos o maior tempo possível na água, onde
estão mais seguros do que no ar. Alternativamente eles podem ficar
permanentemente em terra, o que é ainda mais seguro.
12. Adicionalmente não se deve perder de vista que, se o motor de um
carro pára, o carro também pára, o que em geral é seguro. No entanto,
se o motor de um avião pára, ele pode não parar, e isto compromete
radicalmente a segurança.
13. O desejo de voar, em alguns casos, implica em uma necessidade
irracional de auto-afirmação, o que pode resultar em manobras
exibicionistas e graves acidentes. Por causa disto, é recomendável que
todos aqueles que desejem voar sejam, no mínimo, desencorajados a
isto, tão mais fortemente quanto maior for sua vontade de voar.
14.A criação de complicadas e abundantes barreiras burocráticas tem se
mostrado um eficiente meio de preservar a segurança de vôo pela
minimização das horas voadas e, consequentemente, do risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário