quinta-feira, 10 de março de 2011

A jóia de Howard!

Inaugurando a sessão dos aviões clássicos (será uma grande quantidade de posts sobre aviões antigos neste blog) começo com uma das minhas paixões e um clássico bi motor a pistão, lendário e a "jóia" de Dee Howard:



O clássico Scram!

Nos anos 50, Dee Howard, e seu lendário mecânico, executivo pioneiro em conversão de bombardeiros militares para transporte. Procuravam pelo melhor motor radial pressurizado para transporte executivo. Dee, incansávelmente não parou até obter sua jóia, o Howard 500, em produção.
O Howard 500 foi colocado em serviço em 1963. Foi o último avião a pistão ser construído.
Foram construído ao todo, 17 Howard 500.
E até hoje, qualquer piloto, mecânico, aproxima do N500HP com reverência e respeito.


Seu protótipo voou em setembro de 1959 e certificado em 20 de fevereiro de 1963. Infelizmente, na mesma época o mercado executivo já era dominado por avião turbo hélice e mesmo que seu desempenho fosse melhor comparado aos novos aviões e preço significativamente mais baixo, o Howard 500 não conseguiu ganhar espaço no mercado.

Mas nem os pormaiores do mercado e os turbo hélices, conseguiram apagar a beleza dessa aeronave que até hoje é motivo de paixão entre os aviadores.


Dee Howard conseguiu produzir uma máquina que fosse capaz de atingir uma velocidade de cruzeiro perto dos 400mphs com custos operacionais baixos à quase 25.000ft! Com baixo ruído na cabine e sem interferências, criou um ambiente confortável e relaxante para os usuários do 500. O avião pode levar 19 pessoas confortávelmente,
com capacidade de voar com tanques cheios por 2.600 milhas. Uma performance notável para uma aeronave a pistão.
Outra coisa interessante sobre o Howard Aero 500 é por ser um poderoso avião bi motor a pistão, com
potência enorme mas também, com grandes flaps e asas com perfil para cima. Essa combinação faz dele um avião
com uma performance para pequenas pistas como nenhum outro.





Especificações:

Data from Jane's All The World's Aircraft 1965-66 [2]
Características Gerais-
Tripulação: Dois (piloto e co-piloto)
Capacidade: 19 passageiros
Comprimento: 58 ft 5½ in (17.82 m)
Envergadura: 72 ft 4 in (21.44 m)
Altura: 13 ft 7 in (4.11 m)
Área da asa: 592.2 ft² (55.02 m²)
Peso vazio: 23,000 lb (10,430 kg)
Peso bruto: 35,000 lb (15,875 kg)
Powerplant: 2 × Pratt & Whitney R-2800-CB17, 2,500 hp (1,870 kW) each

Performance
Velocidade máxima: 410[5] mph (660 km/h)
Velocidade de cruzeiro: 350[6] mph (563 km/h)
Velocidade de stall: 103 mph (166 km/h)
Alcance: 2,600 miles (4,185 km)
Teto de serviço: 35,000 ft (10,670 m)
Razão de subida: 2,550 ft/min (13.0 m/s)



Mais sobre o Howard 500:

Um comentário:

  1. Olá Alexandre tudo bem? aqui é Dário. Também sou admirador deste belíssimo exemplar da aviação! Pra mim até ele supera várias aeronavez atuais bi motores e turbo helice. Sua linha é singular paerece feita a mão com um acabamento de primeira grandesa. no fly simulator 2004 estou sempre voando com ele, e depois de muitos voos descobri uma configuração para voos de longa distancia, permanecendo no ar por até 9 a 10 hras direto! mas é isso ai, só passei aqui para dar o meu comentário a respeito desta fantástica aeronave. abraços e bons voos!

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